quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Profissional x Profiçional

A palavra de ordem, um mantra, em qualquer time agora é PROFISSIONALISMO! A nova diretoria eleita da mulambada prega esta palavra a cada entrevista. O novo "queridinho" da mídia, gambás, virou exemplo de profissionalismo. Podemos citar ainda os times do sul do país, bambis e principalmente os do exterior, com os alemães na vanguarda e sempre o Barcelona como referência.

Mas a pergunta é, em que nível se é de fato profissional? Foi noticiado que o novo Diretor Executivo do Vasco, Cristiano Kohler irá trazer outros profissionais para assumir diretorias, numa tentativa de profissionalizar o clube (http://blogs.lancenet.com.br/deprima/2013/01/03/vasco-tera-equipe-de-direcao-profissional/). Mas será o bastante e suficiente? Pode até ser em um primeiro momento, mas acho que a mudança deveria ser mais profunda...

Amanhã nosso novo executivo dará uma coletiva à imprensa junto com o Renê Simões. Será o um anúncio da profissionalização do clube? Será de fato efetivo? Espero sinceramente que sim.

Hoje, estamos muito atrás da maioria dos principais clubes do Brasil. As causas são inúmeras, contudo não pretendo ficar aqui chorando o leite derramado e sim pensar o presente e futuro.

A minha opinião é que devemos pensar uma profissionalização profunda, para nos colocar na vanguarda e nos possibilitar alçar voos maiores e, principalmente, constantes.

Embora veja uma luz no fim do túnel com a atitude do Cristiano Kohler, penso que pode ser um passo tímido. A profissionalização do clube deve ser em todo o seu sistema. Não adianta uma área super profissional atuando em conjunto com uma área amadora. Pode acabar contaminado e não adiantar nada o esforço feito.

Ressalto aqui o caráter deste blog, vou focar em Gestão, Finanças e Marketing. Embora o futebol e jurídico devesse ter uma profissionalização muito maior, na minha opinião, como não é minha praia, qualquer opinião refletiria apenas uma opinião de torcedor, sem argumentos técnicos para tal.

Na minha opinião, TODAS as áreas do Vasco deve ser alvo de profissionalização, similar a uma empresa do porte do Vasco, com profissionais qualificados e com lideranças confiáveis e visão / objetivos de longo prazo. Deveria haver sistemas informatizados de controle e informação. Não se pode um clube não saber ao certo informações financeiras, como o tamanha de nossa dívida!!

Não adianta ser parcialmente profissional, sendo um arremedo, puxadinho, pois desta forma seremos apenas Profiçionais!! Não adianta apenas diretores profissionais se a equipe que toca a rotina do clube não é, se os processos são velhos e burocráticos, se o clube não tem transparência, se não possui objetivos, não possui a divisão de atribuições e lideranças bem definidas e principalmente, não pensa o seu futuro!

Pensei em um organograma que engloba Gestão, Finanças e Marketing. Estou finalizando o desenho das funções, contudo um esboço inicial já pode ser visto na figura abaixo. É uma proposta preliminar, em construção. Tenho certeza que muitos podem me ajudar nesta tarefa!



O principal deste organograma é propor um pensar, uma reflexão sobre o Vasco e planejá-lo a longo prazo, tendo equipes estruturadas para realizar as funções, sendo elas muito bem definidas e por fim uma gestão de consequências e resultados.

O que adianta trazer o Messi para o Vasco se não souber trabalhar sua imagem, negociar patrocínios, oferecer estrutura adequada de treinamento, atrasar salários, dentre outros.

Defendo uma equipe enxuta, porém de alta capacitação técnica e sob liderança firme. O que é estratégico e relevante, seja interno do Vasco. O que for operacional e não estratégico, que seja terceirizado. A visão acima, em cada caixinha, não penso que necessariamente deva ser uma área, mas pelo menos processos relevantes que possuam rotinas, relatórios e produtos relacionados.

Estou trabalhando na interação entre as áreas acima propostas e na descrição de atribuições de cada caixinha. Ao longo das semanas vou postando estas definições e atribuições.

Gostaria muito da ajuda de todos para elaborarmos em conjunto, de forma colaborativa uma proposta! Ao final enviarei o resultado para o VP de marketing e se possível para o Cristiano.

O que acharam?

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Não sei se você considerou que os programas para aumento de market-share (ou seja, aumento de torcida) está no âmbito da "Inteligência de Mercado". O fato é que o Vasco não tem um programa formal para atração de novos torcedores. Isto não tem relação exclusiva com títulos. O Corínthians crescia sua torcida mesmo com 23 anos sem títulos. O Flamengo teve um desempenho pífio na década de 90, mas sua torcida cresceu nos níveis da era Zico. O Vasco na era Calçada/Eurico ganhou títulos como nenhum outro carioca, porém sua torcida permaneceu do mesmo tamanho. Ser campeão é um fenômeno desportivo (e político, no caso da CBF). A torcida já é um fenômeno de marketing. As conquistas e os ídolos simplificam o trabalho, mas sem um bom trabalho de marketing, uma conquista específica terá um efeito passageiro. Onde você idealizou a gestão disto em seu org-chart? Se quer se associar a alguém que está muito disposto a tomar iniciativas para implementação de modelos de gestão profissional no Vasco, posso indicar um amigo. Ele está no grupo Vascaínos Ilustres, é gerente de projetos, professor universitário, e está em contato com algumas pessoas no clube para instituir um escritório de projetos. SV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A área / processo Inteligência de Mercado tem 2 objetivos distintos, na minha opinião. A primeira é de mapear de forma completa e com qualidade a torcida do Vasco espalhada pelo Brasil, identificando o perfil de cada estado / região. Partindo deste perfil entra o segundo objetivo que é pensar de forma estratégica e sistêmica como podemos nos inserir melhor naquele estado / região de forma que aproxime o time da torcida, promova os ídolos, campanhas e ações de marketing, como o programa de sócios, franquias, Vasco Camp, dentre outros. Indiretamente estas ações de reforço de laço gera um aumento de torcida, objetivo também deste processo de Inteligência de Mercado. De forma complementar este mapeamento melhor da torcida permitirá o Vasco melhor negociar seus contratos e futuros patrocínios e ações de marketing.

      Estou sempre disposto a ajudar ao Vasco. Infelizmente não posso ficar full time nisto, mas se o seu amigo quiser podemos conversar sim e no que eu puder ajudar estarei disposto!

      Abs e Saudações Vascaínas!

      Excluir
  2. Muito bom Rafael,
    Nós da Cruzada Vascaína não temos duvida de que sem a profissionalização não há saída. Isto já está em Plano de Governo desde 2011.

    Um clube com 600 funcionários e que não paga salários desde out/12 não pode exigir nada de ninguém.

    Enquanto tivermos um politico ( dep. Estadual ) na presidencia do clube, estamos fadados ao nepotismo, toma lá da cá, nada de enfrentamento e outras práticas nocivas ao Vasco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, acho q devemos fazer um modelo de gestão profissional mais profundo do que os clubes brasileiros, incluindo aí responsabilidades e consequências.

      Infelizmente nosso clube é tratado como uma extensão da vida pessoal, foi assim desde sempre. Sou totalmente contra a utilização do clube como trampolim político, como assim tentaram alguns de nossos ex dirigentes. Não consigo imaginar alguém tão competente que consiga ser um bom presidente de clube e um bom deputado. Algum lado irá se perder ou os dois, no pior dos casos.

      Acho nosso quadro inchado, mas não sei ao certo o quanto é. Antes precisa de um estudo, análise. Pode ser interna, não precisa de consultoria. Em uma semana, alguem competente e com diretrizes claras, com estrutura idealizada na cabeça, consegue identificar estas questões.

      Eu li por completo o programa do Cruzada na época da eleição e afirmo que foi o melhor disparado do que vi. Espero que consigam colocar em prática no dia em que forem eleitos. E da mesma forma espero que seja de forma adequada, sem os Pedros Valentes da vida.

      Eu gostaria muito, mesmo achando quase utópico, uma união de todos pelo clube, conforme coloquei neste post anterior(http://pensavasco.blogspot.com.br/2012/12/a-uniao-que-garante-o-futuro-de-um.html), mas sei que é muito difícil!

      Abraços e Saudações Vascaínas!

      Excluir