quarta-feira, 9 de julho de 2014

Herança Maldita 2.0

Meus amigos, por questões pessoais e profissionais deixei de escrever aqui neste blog por um grande espaço de tempo. Reconheço que as
notícias sobre o Vasco ano passado e até agora me desanima cada vez mais... Mas não podemos ou devemos esmorecer diante de um cenário calamitoso que se observa adiante. Acredito que temos que cada um em sua possibilidade, fazer parte da mudança que queremos e esperamos.

Meu post hoje será sobre o que acredito ser uma herança maldita, termo tão em voga, que a próxima gestão receberá.

Em julho de 2008, após duas gestão Eurico, Dinamite tomava poder e a palavra que mais se falou foi sobre a Herança Maldita. A tal herança foi desculpa, e perdão da torcida, pelo primeiro rebaixamento.

De fato, ficamos anos sem patrocínio master, recebíamos valores irrisórios pelos patrocínios MRV, Habibs e Reebok; tínhamos dívidas milionárias com jogadores e instituições bancárias e esportivas; o time era muito fraco, com jogadores de pouco potencial para revenda; principal promessa, Philippe Coutinho, já vendido...

Esperamos os novos patrocinadores, já que haveria uma fila de investidores, como disse o intocável Dr. (ele é médico ou fez doutorado?) Olavo Monteiro de Carvalho.

Passados algum tempo, mesmo com patrocínio estatal que nunca recebíamos (incompetência nossa) e alguns erros (contrato Champs), vimos nossa receita crescer substancialmente e jogadores de maior reconhecimento aportar na colina, e com o título da Copa do Brasil, Dinamite se reelegeu.

Pensávamos que o Vasco voltava a ser o velho Vasco, Gigante e Temido. Ledo engano.

Hoje, passados 6 anos, prestes a deixar a presidência após as eleições de 6 de agosto (será que vai ter?), concluo que teremos a Herança Maldita 2.0!

O ano crucial foi 2012. Saímos por um triz da Libertadores. E na janela do meio do ano nosso time foi desmontado. Pior que nem recebemos ainda pelo Diego Souza. Nesse meio tempo, Dinamite teve desmontado sua base de sustentação política e a eleição foi antecipada em 2 anos. Saíram o José Mandarino, José Pinto Monteiro, Nelson Rocha, Fred Lopes, dentre outros. O Vice Presidente do Conselho Deliberativo Roberto Monteiro já lança sua candidatura. Todos desferindo ataques na gestão que mal tinham deixado para trás.

Com uma gestão mais frágil e sem repor as VPs, o Vasco se estrangula economicamente, não consegue uma vaga na Libertadores (sequência inexplicável de derrotas do atual técnico campeão brasileiro, Marcelo Oliveira) e não tem qualquer agilidade e competência para atrair patrocínios.

No final de 2012 jogadores chaves deixam o clube de graça, Fernando Prass, Nilton e Alecsandro. Sim, eles fizeram muita falta ao time em 2013.

2013 foi o ano da invenção. Gaúcho e Renê Simões, com participação especial do Ricardo Gomes não conseguem  montar um time decente, que comece pelo goleiro. Apequenam  o Vasco. Tudo sobre o olhar complacente de Dinamite.

Entra Autuori, que logo sai por promessas não cumpridas. Dorival fica muito mais do que deveria. Adilson não consegue salvar.

Ainda mais esvaziado, Dinamite se segura em zécutivos (desculpe, é infame mesmo) a peso de ouro para tocar o clube.

Somos rebaixados novamente em 5 anos.

Agora 2014, ao apagar as luzes, o próximo mandatário receberá uma herança maldita. A Herança Maldita 2.0, que acumula a herança maldita anterior com novas deixada por Dinamite:

- Clube politicamente rachado;
- Clube sem credibilidade institucional;
- Contrato de tv inferior aos rivais;
- Dívidas milionárias crescentes;
- Clube sem patrocínio master (Caixa acaba em agosto e costas esta vago);
- Contrato indevidamente assinado com fornecedor esportivo (será que vinga mesmo?);
- Diversas receitas antecipadas;
- Caos administrativo e financeiro.

Os itens acima são apenas os principais. Com certeza mais esqueletos sairão do armário e deixará a próxima gestão com muitas dificuldades de gestão.

Meus próximos posts irão abranger alguns pontos acima mais a fundo e também algumas medidas que acredito que possa ajudar a próxima gestão.

E vocês, o que acham?

2 comentários:

  1. Escrevi e apagou... :(

    Bom, resumindo, ótima análise, infelizmente. Queria que você estivesse errado e ser mais otimista. Mas... virão tempos ainda bem difíceis.

    Bem vindo de volta! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim apagou?? Não to censurando, hein, hahaha

      Pois é, o futuro que vejo é sombrio, ainda mais se certas pessoas forem eleitas...

      Excluir