Porém, a reforma deste grande estádio, sonhada por muitos vascaínos, como eu, está uma incognita. Se antes a participação de São Januário nas Olimpíadas Rio 2016 era certa, hoje o sonho acabou. Não teremos mais as Olimpíadas, mas acena-se com uma construção independente, ao estilo do estádio do Grêmio. Mas como, afundado em dívidas, sem conseguir pagar a água? Sinceramente, podemos ainda confiar que algo acontecerá? Acho que o Cristiano Koehler encontrará tanto pepino na sua chegada que o estádio ficará no segundo plano.
Neste post quero propor uma alternativa. Mas para que esta alternativa seja válida, até para qualquer alternativa seja efetivamente válida, deve ocorrer uma profunda transformação no entorno de São Januário! Quem frequenta o estádio sabe o quão ruim é para se estacionar, circular, entrar no estádio e a segurança nas cercanias. Não vou falar do entorno, pois não sou conhecedor da questão, mas o pessoal do WebVasco já deu uma belíssima contribuição (http://www.webvasco.com/social/revitalizacao.html).
Então vamos ao que interessa! Minha proposta faz o Vasco voltar às suas raízes! A torcida deve ser protagonista, ativa novamente e levantar um novo São Januário! Para que isto ocorra a área de Comunicação e Marketing deve fazer um plano ousado de convocação e motivação dos torcedores!
O plano é o seguinte. Penso em um estádio para 30.000 pessoas confortáveis, acho ideal e adequado, no máximo 35.000 pessoas, mas vamos fazer as projeções contando com 30.000 lugares.
A sacada é vender de forma antecipada pelo menos 12.000 pacotes (títulos) de dois assentos cada, pelo valor de R$ 20.000,00. A ideia é que esta cessão dos direitos dos assentos seja temporário, por 10 anos. Penso em 2 assentos conjuntos porque todos (eu acho) preferem ir ao estádio acompanhado. Detalho a proposta melhor abaixo.
Como cheguei a este valor? Estimei uma quantidade média de jogos em casa (com um estádio desses os clássicos DEVEM ser em São Januário), um preço atual dos ingressos e um período de cessão dos assentos por 10 anos. Segue tabelinha abaixo:
Quantidade de jogos por temporada
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Jogos em Casa
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Preço Médio do Ingresso (R$)
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Custo por temporada (R$)
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Anos de Cessão
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Custo pelo período completo (R$)
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Custo 2 Assentos (R$)
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60
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30
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40,00
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1.200,00
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10
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12.000
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24.000
|
Pensando desta forma, os assentos neste período por R$ 20.000,00 já estariam com preços abaixo do estimado acima, quase 20% de desconto, de R$ 24.000,00 por R$ 20.000,00.
Tendo sucesso na venda dos Títulos, teríamos a seguinte receita somente com estas vendas:
Venda de 2 Assentos
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Assentos Totais Comercializados
|
Valor Unitário (R$)
|
Arrecadação (R$)
|
12.000
|
24.000
|
20.000
|
240.000.000
|
Não considerei aqui a possível setorização do estádio, mas fazendo com uma simulação como a acima, um preço tende a ser maior, outro menor, pensei no preço médio mesmo.
Conseguiríamos arrecadar desta forma R$ 240 milhões!! A empreitera ventilada, OAS, teve um custo de R$ 475 milhões na nova arena do Grêmio, para 60 mil lugares. Numa regra de 3 simples, o custo de nosso estádio poderia ficar em R$ 238 milhões, ou seja, poderíamos, somente com este funding acima financiar nosso estádio, sobrando ainda receitas como um shopping no estádio, aluguel de lojas e salas comerciais, naming rights, shows / eventos, área vip e camarotes. E o melhor de tudo, depois de 10 anos teria 100% da receita de bilheteria de volta!! E o melhor, sem criar dívida!
Mas aí fica a pergunta chave, o que faria com que vascaínos adquirissem este título?
A resposta vem em tópicos:
1.Questão emocional, de participar da reconstrução de São Januário, escrever seu nome na história do clube (marketing deve trabalhar isto);
2. Não é caro. Se você dividir o valor pelo tempo da obra (estimado), fica acessível para muitos, conforme tabelinha abaixo:
Valor Unitário (R$)
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Meses de Obra
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Parcela Mensal (R$)
|
20.000
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32
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625,00
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3. A garantia de ter sempre 2 ingressos para assistir os jogos do Vascão, sem precisar ir na fila e comprar, apenas exercer seu direito de proprietário! Mas aí surge uma nova pergunta: E se eu não for, perco o dinheiro? Isto só é válido para quem vai a todos os jogos!! Não é bem assim, respondo abaixo.
4. A ideia é de que este título seja um ativo para os compradores. Depois do estádio pronto ele pode ser revendido por um valor mais alto! E o melhor, pode se formar um condomínio de proprietários que pode lucrar com a não ida ao jogo. Exemplo, em x dias antes do jogo o proprietário (via web) libera seus assentos para venda. A ideia é que os ingressos revendidos sejam revertidos para aqueles que disponibilizaram os assentos para venda, independente se venderam todos ou não, o rateio do valor seria por igual, desta forma retornando um valor para os mesmos. Seria da seguinte forma:
Assentos Disponbilizados
|
Preço do Ingresso (R$)
|
Assentos Vendidos
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Arrecadação no Jogo (R$)
|
Valor por Assento (R$)
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15.000
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40
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10.000
|
400.000
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26,67
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Desta forma, mesmo não indo, o proprietário do título teria uma receita de R$ 26,67 ou um pouco mais de R$ 50,00 pelos dois assentos, conforme a simulação acima. Claro, pode ser que em determinados jogos se ganhe muito pouco ou em outros se ganhe bastante. É um ativo com rentabilidade variável!
A ideia é tratar este título como um ativo rentável e não uma despesa fixa, pensando também em rentabilizar o seu investimento, recuperar o que se investiu inicialmente.
Este crédito poderia ser revertido em dinheiro para o proprietário ou usado para pagar mensalidade de sócio, produtos oficiais ou outros produtos do Vasco. Poderia se criar uma engenharia financeira onde o dinheiro sempre gire. Se o proprietário quiser em dinheiro, deposita-se na conta dele. Se não, pode usar de outras formas, incentivando o consumo de produtos oficiais e o número de sócios.
Se isto de fato ocorresse ainda restariam 6.000 assentos para serem preenchidos, que poderia ser para gratuidade, camarotes, tribuna de honra, área vip, jornalistas, etc. O ideal é garantir que os assentos da arquibancada sejam exclusivamente da torcida e toda e qualquer receita deveria ser revertida para ela, os proprietários dos títulos.
Penso ainda que quem compra este título deveria ser eternizado no estádio, tendo o seu nome em uma cadeira, de forma perpétua, e escolhendo outro nome para o outro assento, sendo desta forma, proprietários de assentos privativos. Com a setorização, a torcida teria seu assento marcado e evitaria confusões.
Concluindo, a ideia acima é um início, algumas questões devem ser levantadas, pensadas e estudadas, mas acho que temos que ter uma ideia inicial e é esta que apresento acima.
O que acham?
Saudações Vascaínas!
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