terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Juninho: Crise ou Oportunidade?

Juninho, sem Pernambucano, apenas Juninho. Grandioso como seu futebol, deixou nosso clube rumo ao futebol dos EUA. Salário maior, menor pressão, cansado de promessas e amadorismo? Somente ele no seu íntimo sabe os seus reais motivos.

Só que isto é passado! Notícia velha! Podemos lamentar por semanas ou arregaçar as mangas e trabalhar! Como a coluna do excelente Cristiano Mariotti no site Supervasco.com (http://www.supervasco.com/colunas/lamentar-ou-trabalhar-2337.html) é preciso lamentar menos e trabalhar mais!

Juninho saiu? Pena! Ídolo incontestável e de uma classe e técnica impressionante!! Porém, podemos continuar aproveitando a sua imagem!

Se não fosse por amadorismo, já tinhamos cenários e ações pensadas e construídas, independente de sua escolha e de preferência, alinhado com ele!

Penso da seguinte forma, o Vasco ofereceu um contrato de R$ 400 mil mês! Com este valor (talvez um pouco mais) podemos contratar dois bons jogadores. Apesar de toda classe e vigor, não podemos esquecer que o Juninho já esta em idade avançada, 38 anos em Janeiro/2013. Precisamos de elenco e ele sozinho não faz milagre!

Podemos ainda reverter este quadro! Minha sugestão é propor um contrato adicional ao Juninho. Ele seria um embaixador do Vasco junto ao NY Red Bulls e nos EUA. Não sei se seria remunerado ou não, mas de qualquer forma, ele poderia ser um embaixador do Vasco junto ao futebol e público americano, que cresce a cada ano com mais estrelas mundiais se juntando aos times (claro, esqueça os Pipicos da vida, agora no Dallas, lembrem de Henry, Rafa Marques e Beckham).

Com este cargo, ele deveria estreitar relações do Vasco com o NY Red Bulls, propondo intercâmbio, amistosos e transferência de conhecimento. Além de sempre que possível, divulgar a marca Vasco e sua história!

Pensando, o Vasco possui a história mais linda do futebol mundial, possui centenário conhecimento das técnicas de futebol, e é um time brasileiro de tradição. Poderíamos fazer com que eles passassem uma temporada no Brasil (mesmo as categorias de base, inicialmente) fazendo intercâmbio técnico e aprendendo com o Vasco. Poderíamos emprestar promessas da base para participarem do campeonato americano de futebol (MLS) e vice versa.

Do outro lado, eles possuem grana (preta, por sinal) e muito conhecimento de negócios e marketing, visto que a Red Bull é muito mais do que uma empresa que produz energéticos e faz ações de marketing absurdamente incríveis e de grande repercussão, visto a última do salto da estratosfera!! Podemos fazer um intercâmbio de Gestão e Marketing, áreas que ainda engatinhamos ou menos que isso, atualmente.

E num futuro não muito distante o Vasco poderia fazer uma pré temporada em NY, realizar alguns amistosos e com isso aumentar a visibilidade internacional da sua marcar e descolar uma grana.

Além disso, o contrato com o Juninho teria uma extensão para participar como dirigente do Vasco quando encerrar a carreira e fazer um jogo de despedida dele, Vasco x NY Red Bull ou Lyon, como ele preferir.

Com estas ações acima mencionadas, não sairíamos perdendo totalmente, apenas a perda do jogador, mas ganharíamos um aliado internacional, de forma oficial e podemos angariar mais torcedores, mídia e principalmente, conhecimento!

Então, viajei muito?

Saudações Vascaínas!

2 comentários:

  1. amigo e vascaino Pina, excelente sua colocação, só nossos amigos do Markenting do CRVG não enxergam e não antecipam ações., não são proativos, porque é isto que está nos faltando, pessoas de visões com o presente e com o futuro. O passado é apenas história, para isso basta nos espelharmos no que aoonteceu ao Coríntias que em 5 anos saiu da série B para uma série de conquistas que não devemos menosprezar., pois o resultado é apenas fruto de medidas inteligentes em patrocínio, contratações ( sem grandes craques), porem pessoal com muita disposição, acatando orientações técnicas. Enfim já coloquei teu blog em meus favoritos e vou te acompanhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, infelizmente nosso marketing não é profissional. Não acho ruim, acho que o Marcos Blanco e o Eduardo Machado prestaram e prestam contruibuições importantes, mas o principal, e isto irei postar aqui em alguns dias, é que a própria estrutura de gestão do nosso clube não permite isto, é muito antigo, amador, sempre atuando como bombeiro, não existe planejamento! Já tinha enviado esta ideia ao nosso VP de Marketing no dia 08/12, não obtive resposta. Mandei de novo. Vamos ver se algo acontece.
      De qualquer forma vou continuar postando algumas ideias. A próxima será sobre o financiamento do estádio. Devo postar ainda hoje.

      Abraços!

      Excluir