sexta-feira, 1 de agosto de 2014

EU VOTO NO VASCO DOS MEUS SONHOS!!!

Caros amigos vascaínos, em alguns dias (06/08/14) teremos (ou não) a eleição para o próximo presidente do Club de Regatas Vasco da Gama. Embora alguns ache que estamos em uma sinuca de bico e que algum resultado possa resultar na botafoguização do Vasco, estão enganados. O Vasco é maior que qualquer calhorda irresponsável no comando do clube. Nenhum ser irá apequenar este clube, simplesmente por ele ser sido erguido e conquistado glórias através de sua torcida apaixonada e não de um segmento de mídia ou governo.

Eu declaro meu voto. Voto em Júlio Brant. E é muito simples. Ele não é Eurico e não é Roberto Monteiro. Mas também pelo que ele é, um profissional apaixonado pelo Vasco, de grande caráter, capacidade técnica e ético.

Precisamos de renovação, e renovação com qualidade e não na base do desespero. Muito estão se colocando que o Roberto Monteiro é o único capaz de bater o Eurico, afirmando que votar em Júlio Brant é colocar o Eurico no poder. Ledo engano. O ato de torcer pelo Vasco é muito movido por um ideal, não simplesmente por títulos ou fase do time. O ideal que nos fez pioneiro na luta contra o racismo e preconceito, o ideal de colocar a Dulce Rosalina como chefe de torcida, o ideal de abrir São Januário para o povo e o país, o ideal de combater com gana o Eurico querendo se perpetuar no poder. Eu voto e acredito em um ideal, e este ideal chama-se Júlio Brant e equipe.

De forma sucinta quero descrever alguns fatos que me faz não votar no Eurico Miranda ou no Roberto Monteiro.

Eurico Miranda representa o velho coronelismo. Ele próprio afirmou que não tem nenhuma proposta. Basta ele sentar na cadeira. É isso que queremos? De volta a velha arrogância de outrora, expulsando sócios opositores, impedindo jogadores de falar, impedindo imprensa de fazer o seu trabalho e fazendo o que bem entende, pois ele mesmo disse que o Vasco era ele e que a torcida não tinha direito a nada.

Não podemos esquecer de resultados inexpressivos do clube quando foi presidente, onde tínhamos jogadores do naipe de Valdir Papel, Tadic, Jorge Luiz, Edinho...

E a culpa sempre foi da Globo pela asfixia financeira! Mas... o que seria essa tal de asfixia financeira? Bem, toda ação gera uma reação! Colocar o logo do SBT na camisa na final do Brasileiro teria uma reação. Então a Globo parou de pagar o Vasco? Claro que não, apenas parou de adiantar as cotas para o clube. Se tivesse parado de pagar, em qualquer contrato, tem multas e possibilidades de ação judicial. Teve alguma? Não teve...

Então Eurico passou a gerir o clube através de recebíveis, como ele se gabou tanto. Sabem o que é isso? É simples, o Eurico "penhorava" receitas futuras no clube em alguma instituição financeira. Como se adiantasse uma cota. Mas claro, banco nunca perde, tinha uma baita taxa de desconto. E assim nos possibilitou contratar os Valdir Papel da vida.

E o Eurico não disse que tomaria o clube de assalto caso tivesse possibilidade de rebaixamento ano passado?? Mais uma bravata do bravateiro mor.

Não suficiente, não podemos nos esquecer de fatos estranhos como o roubo da renda, onde até hoje não foi bem explicado e a CPI do Futebol, onde ele como deputado (trampolim vascaíno) conseguiu manobrar para abafar. Tem o mensalão vascaíno, jogando o nome da instituição na vala para conseguir se reeleger e ter poder. Pra que tudo isso, afinal? É tudo pode amor?? E se tem tanto amor pelo clube, que pague os R$ 3 milhões que deve e se comprometa a não retirar esta ação quando (bate na madeira umas 900 vezes) se eleger.

E pra fechar, temos que lembrar de sua equipe. O ex vice de futebol, José Luiz Moreira, tinha uma dívida confessada em papel de pão pelo Eurico, coisa pouca, na ordem de R$ 5 milhões que o Dinamite não pagou. Será pago?? É por isso que tantos taxistas são "sócios"do Vasco e estampam a imagem do Eurico.
O mesmo José Luiz Moreira junto com Paulo Reis, ex vice jurídico, foram ser gestores do futebol do Olaria. Resultado, clube rebaixado para a 2 do Carioca. Triste.

A volta do Eurico, além de representar a volta de um coronelismo, leva o Vasco de volta ao passado, sem compromisso com a torcida e sem o vanguardismo que se espera do Vasco. Ficaremos mais 3 anos na sombra...

Roberto Monteiro representa uma situação travestida de oposição. Estive em uma reunião dele e parecia uma reunião de ex e atuais VPs do Dinamite. Já tiveram seu momento e oportunidade e lá do lado do presidente não conseguiram fazer a mudança tão esperada por todos os vascaínos. Existe pessoas de bem que estão lá, mas acho que é hora de deixar mentes renovadas ajudarem o clube, com novas ideias, projetos e mão na massa. Eleger o Monteiro é colocar mais do mesmo. Ele próprio como VP do Conselho Deliberativo poderia ter tido uma atuação mais destacada e valente na defesa do Vasco, mas infelizmente não teve, político que é, sempre optou por lavar as mãos, vide a votação de morto vivo para aprovação de contas...

Falando em político, ele já usou o Vasco diversas vezes para se eleger. Em 2012 não conseguiu... Opa, justamente no ano que lançou sua candidatura ao clube. Coincidência?? Não sei... O que me incomoda é que ele nunca declarou que se for eleito não seria candidato a nada... Foi vereador 2 vezes com projetos inexpressivos... Mesmo em 2012 eu lembro de ter recebido SMS e ligação de sua campanha pra vereador... Até hoje não entendi como ele conseguiu meu número e email... Será que eu sendo sócio, meus dados que deveriam ser sigilosos foi corrompido e entregue para ele na campanha??? Será???? Infelizmente não duvido...

E pra fechar com chave de ouro, tem a também acusação de pertencer ao grupo de mensaleiros... To fora de quem quer o poder a qualquer custo...

Então, visto os casos acima, opto pelo Julio Brant. Mas não somente por exclusão, mas por alinhamento de ideais e vontade de novamente ver o Vasco pioneiro, com uma forte renovação de seus quadros. Em pouco tempo de campanha, já pude ver mais diagnóstico, propostas e vontade de efetivamente ajudar somente o Vasco do que esses candidatos acima.

Além disso, tenho um grande amigo meu que é amigo de infância do Júlio Brant. Me passou as melhores referências possíveis, íntegro, honesto, trabalhador e de coração infinitamente vascaíno!! É esse perfil de um presidente que eu quero.

Fui na reunião aberta da chapa, na casa das beiras, e pude comprovar que de fato ele é O candidato para o Vasco, pelas seguintes razões:
- Nunca se colocou como salvador da pátria, acredita num trabalho de equipe de vascaínos, ajudado pela torcida;
- Apresentou uma bagagem intelectual e técnica invejável, com experiência internacional;
- Apresentou diagnóstico, mostrou que vem ha tempos estudando o Vasco, e partindo do que identificou, trouxe propostas claras e objetivas;
- Tem muito bem definido o caminho a trilhar pra colocar o Vasco em um caminho vencedor, e ideias que eu sempre batalhei também;
- Tem a promessa de não se candidatar a qualquer cargo eletivo enquanto presidente do clube;
- Tem ao seu lado uma equipe competente, seja da Cruzada, seja de Executivos;
- Tem acordos firmados de financiamento internacional e de parcerias técnico desportivas;
- E finalmente, entende o torcedor, pois não tem o ranço político do Vasco, não tem o ranço com a convivência com certas figuras que gosta mais usufruir do Vasco do que doar.

E embora muitos coloquem como um "defeito"dele não estar na política do Vasco mais tempo, eu penso justamente o contrário, isso é uma virtude, pois os que estão lá há desde 2003 já provaram que não conseguem ajudar ao clube.

Diferente do merchand neves, eu acho futebol a coisa menos importante dentre as mais importantes.
Eu quero fazer a diferença e honrar os vascaínos do passado que se insurgiram contra sistemas e criaram uma nova ordem.

Eu voto Júlio Brant e peço a todos que se mobilizem, falem com todos os vascaínos, sócios ou não para apoiar o Júlio! E se for sócio, que vá votar, pois o futuro do Vasco pertence aos vascaínos, como sempre foi e não a um bando de vendidos, muitos nem vascaínos!!!

SEMPRE VASCO!!!




Um comentário:

  1. esse é o candidato!!! Vascaínos, divulguem e vamos reverter essa tendência de vitória da turma do colégio eleitoral comprado.

    ResponderExcluir